Extenso patrimônio econômico, paisagístico, histórico, social e cultural espalhados por várias regiões do país

A Rede Ferroviária Federal (RFFSA), extinta desde 2014, possui ainda um extenso patrimônio econômico, paisagístico, histórico, social e cultural espalhados por várias regiões do país. Dele faz parte a Biblioteca da Administração Geral, localizada no edifício da RFFSA, na Central do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

O processo de extinção, ao qual a RFFSA foi submetida desde 2007, implica na alienação de todo o seu patrimônio da RFFSA. Nesse contexto situa-se o projeto de Transferência da Biblioteca da RFFSA para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acompanhado pelo Movimento de Preservação Ferroviária (MPF).

São cerca de vinte mil títulos, nas áreas de tecnologia ferroviária, história da ferrovia no Brasil, administração de pessoal e direito trabalhista.

Justiça determina obra emergencial na estação Leopoldina, no Rio

Supervia terá 90 dias para intervenções; decisão prevê multa diária em caso de descumprimento.

 A Supervia, responsável pela Estação Barão de Mauá — conhecida popularmente como Estação Leopoldina — no Centro do Rio, será obrigada a fazer obras emergenciais no local. O prazo máximo para as intervenções é de 90 dias. A decisão judicial foi publicada nesta segunda-feira (23) e, em caso de descumprimento, prevê multa diária de R$ 30 mil.

A multa pode chegar a até R$ 12 milhões, correspondente a 400 dias de atraso, o que, segundo a Justiça, "seria o cúmulo do absurdo, do desrespeito a uma decisão judicial e do pouco caso com a higidez de um imóvel de importância história e cultural para o cidadão fluminense".

O documento cita ainda a "degradação" do local e "visíveis rachaduras de alvenaria e infiltrações". Em outubro de 2015, a Justiça Federal do Rio chegou a proibir festas no local.

O MPF também argumentou que a realização de eventos de grande porte poderia agravar a situação do patrimônio público, que se encontra deteriorado, além de representar risco à segurança dos visitantes, já que faltam equipamentos para combate a incêndio e há rachaduras, infiltrações e até o perigo de desabamento da marquise metálica que cobre o acesso principal da construção.

Epopeia da Biblioteca da RFFSA dá mais um passo

 A RFFSA foi incluída no Programa Nacional de Desestatização em 1992, o que determinou toda a operação do sistema ferroviário fosse passada às mãos de concessionários privados. Dessa forma foi desestatizada a malha lucrativa com todos os bens operacionais, como, trens, locomotivas e outros sistemas.

Restaram sob o controle da RFFSA, todos os bens considerados não operacionais, trechos desativados, e principalmente todo o patrimonio técnico, histórico e cultural de 150 anos de ferrovia no Brasil. Em 2007, quando foi considerado o fim do procedimento de dissolução e liquidação, e decretada a extinção, foi criada a Inventariança, procedimento responsável pela transferência do espólio da empresa para a União e demais agências públicas e privadas envolvidas na extinção, etapa que se estende até os dias atuais.

Dentre esses bens existe a Biblioteca da Administração Geral da extinta RFFSA, localizada no Rio de Janeiro, que desde o início deste processo, passou por fases de abandono ruinoso, e que agora está sendo objeto de um contrato de higienização, recuperação e catalogação, que a atual Inventariança logrou assinar. O serviço estar terminado até o fim de 2016.

O Movimento de Preservação Ferroviária, desde sua criação em 1997, deu importância vital à questão da preservação dos acervos documentais e bibliográficos ferroviários em todo o Brasil, em particular da Biblioteca da RFFSA-AG e em varias oportunidades sugeriu soluções para a sua destinação. Agora abre-se uma nova porta na Universidade Federal do Rio de Janeiro para receber a possível doação do acervo ferroviário. Foram realizados contatos entre a Administradora Ninon, da Inventariança da RFFSA, responsável pela Biblioteca e o Diretor da Biblioteca do Centro de Tecnologia, prof. Francisco de Paulo, que fez uma visita ao acervo no final de junho de 2016 e declarou-se totalmente a favor da transferência. Foi também consultada a Decania do Centro de Tecnologia, que foi simpática ao projeto, ressaltando entretanto, o cenário atual de inexistência de qualquer recurso disponível.

Aguarda-se uma reunião do MPF com o Reitor da UFRJ, para sugerir a criação de um Grupo de Trabalho entre RFFSA e UFRJ para elaborar um Projeto de Transferência da Biblioteca que defina atores, métodos, custos e prazos.

Em seguida far-se-á necessária uma divulgação ampla do projeto, dentro e fora da Universidade para obter apoio material e político.

Informativo Assoc. Ferroviária Trilhos do Rio - novembro 2016

  • Editorial - A Preservação Ferroviária e os novos Prefeitos
  • Anote aí! Dia 09/11, a partir das 9h, reunião técnica do Povo dos Trilhos
  • Dicas de presente
  • Dia do Maquinista - 20 de outubro
  • Fazendo e acontecendo: Alunos do Curso de pós-Graduação em Engenha- ria Ferroviária da Estácio/Rio
  • Foto do mês

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Recuperação de Acervo

Após longos meses de negociação e articulação, inicia-se a recuperação do acervo documental do Movimento de Preservação Ferroviária – MPF, que estava em uma sala na Estação Barão de Mauá, no Rio de Janeiro, dentro dos espaços do Serviço Social das Estradas de Ferro – SESEF. O acervo foi catalogado pelo Liquidante do SESEF e recebido pelo MPF e pela Associação dos Engenheiros Ferroviários que o abrigará em suas instalações.

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Informativo Assoc. Ferroviária Trilhos do Rio - outubro 2016

  • Editorial
  • IN MEMORIAN: 20 ANOS SEM BARRINHA - UMA VIAGEM INTERROMPIDA
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  • ENFIM, O METRÔ ABERTO A TODOS!
  • COMO COLABORAR COM A AF TRILHOS DO RIO? SEJA UM VOLUNTÁRIO!
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Informativo AFPF de agosto 2016

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  • Trechos do discurso do presidente Lula no evento Brasil nos Trilhos/2006
  • Evento ferroviário
  • AFPF busca apoio p/ Mauá junto à SETRANS

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